Minhocão pode ser desativado para automóveis.

Atitude faz parte do Plano Diretor que pretende traçar rumos do crescimento de São Paulo por 16 anos.

Considerado o fracasso urbanístico mais simbólico da cidade de São Paulo, o Minhocão  (elevado Costa e Silva que liga a região central e oeste) esta prestes a ser desativado como via de tráfego e tem a possibilidade de ser demolido, transformado parcialmente ou inteiramente em parque.

A diretriz está prevista no Plano Diretor, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Fernando Haddad. Um dos principais objetivos do plano é traçar os rumos do crescimento da capital paulista por 16 anos, orientando a estrutura/crescimento da cidade e avaliando a cidade que temos com definição na qual queremos em conjunto com todos os segmentos da sociedade.

minhoca

“A demolição precisa de um projeto, ela não é um gesto banal. Será preciso dar em troca algum espaço público para a população que se apropriou dele” diz a urbanista Regina Meyer.

A transformação do elevado Costa e Silva em área de lazer é, no entanto, o sonho de integrantes da associação Parque Minhocão.

“Nós participamos de todas as audiências, todas a oficinas do Plano Diretor, o que mostra a importância das mobilizações para influenciar o desenho da cidade”, diz Wilson Levi, ligado à entidade.

Se o projeto for aprovado pelos vereadores, 90 dias depois da sanção do prefeito o elevado seria fechado aos sábados, e em até quatro anos será totalmente desativado. Porém um dos vereadores responsáveis pelo projeto, Nabil Bonduki (PT) acha esse prazo “irrealístico”; o que não deixa de ser verdade.

O trecho do Plano Diretor que aborda a questão do Minhocão encontra-se no artigo 375 da lei nº16.050: “Parágrafo único: Lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque”.

Espaço verde no centro da cidade evitando transito, caos e stress diariamente havendo a possibilidade de iluminar a avenida em baixo, e o prazer de circular a pé, de bicicleta, skate, com animais de estimação todos os dias da semana. Tudo por uma São Paulo melhor.

O Minhocão foi construído em 1970 por Paulo Maluf. Hoje funciona de segunda a sábado das 6h30 às 21h30 e nos demais dias e horários incluindo feriados é utilizado somente para pedestres e ciclistas.

Fontes: Prefeitura SP e Folha.