Casa de garrafas pet

casapet01_interna1000x600

Quem nunca sonhou em ter a sua própria casa, não é mesmo? e nem sempre conseguimos juntar dinheiro para que tenhamos a oportunidade de investir no sonho e economizar no aluguel mensal. Mas nada é impossível para quem tem determinação e garra para conquistar os  objetivos na vida. O pedreiro brasileiro Ed Mauro Aparecido Morbidelli é um exemplo disso.

Vive na cidade de Extrema, Minas Gerais e com 11 mil garrafas pet, economizando e pensando no meio ambiente, colocou as mãos na massa e levantou sua própria casa de 100 m² no período de 2 anos. Leva muita paciência e persistência pois uma casa construida com materiais recicláveis demora mais que uma casa normal, porém, no fim acaba sendo do mesmo jeito.

2

As garrafas pet foram preenchidas de terra e cimento (quanto mais seco é o material mais fácil se enchem as garrafas) com a intenção de aumentar a sua resistência. Depois foram organizadas em forma de parede tendo como acabamento cimento. O muro de arrimo é feito de pneus usados e o acabamento foi todo feito em barro.

Além dos fatores econômico e ambiental, a casa de garrafa pet também proporciona maior conforto térmico, pelo fato das pets terem uma condutibilidade de calor inferior que a do tijolo, ou seja, a casa construída com pet é mais fresca e arejada.

Segundo Morbidelli, uma das principais diferenças ao trabalhar com o plástico é a dificuldade maior no assentamento, mas as facilidades e benefícios também são importantes.

“O que me inspirou foi a possibilidade de estar reaproveitando um material que traz tanto mal ao nosso meio ambiente se descartado em lugares inapropriados e que assim eu pudesse fazer algo diferente e poder mostrar que é possível reaproveitar mais nossos lixos”, comentou Ed Mauro.

1

Evitando que os plásticos sejam descartados e demorados para se decompor (os plásticos demoram em média 100 anos para serem absorvidos da natureza), com consciência e criatividade deem uma olhada nas fotos na casa do Ed, que economizou dinheiro e é ecologicamente correto!

Vocês construiriam uma casa de garrafas pet?