A casa rotativa que se adapta as estações do ano.

Inovação e flexibilidade definem o conceito de design deste projeto.

Os arquitetos e designers da empresa nextoffice localizada em Teerã no Irã projetaram uma casa que se adapta as 4 estações do ano, logo que o clima local é bem rígido, com máxima de 42°C no verão e mínima de -12°C no inverno.

zazaO projeto custou em torno de 4 milhões de dólares e tem a possibilidade de rodar alguma das estruturas da residência em um ângulo de 90° tanto nas específicas épocas do ano (automaticamente) quanto por vontade própria do morador. Ou seja, com diferentes cenários sazonais ou de iluminação para o comodismo do ser humano, se estiver assistindo televisão, lendo um livro ou em qualquer outra situação e o reflexo do sol estiver atrapalhando, é só apertar um simples botão que o cômodo irá mudar de lugar e solucionará o problema e/ou se estiver muito gelado onde estiver, mova o “bloco” de lugar que a luz solar preencherá o vazio e assim vice versa.

Como muitos outros lotes urbanos, o terreno para este projeto teve uma largura na fachada visivelmente estreita em comparação com a profundidade do comprimento.

A experiência que a nextoffice teve na transformação da fachada bidimensional para um tridimensional tornou-se indispensável.

zaza3

A casa possui 7 andares.

Nos 2 subsolos: é mais para o convívio familiar, instalações de fitness e bem-estar.

No térreo: localiza-se o estacionamento e quartos de limpeza.

1° e 2° andar: atividades públicas

3° e 4° andar: área privativa para a família

Considerando-se as especialidades desse tipo de arquitetura, o sistema estrutural foi inevitavelmente irregular. Após digitalmente modelar a estrutura, uma série de análises foram efetuadas com a ajuda de uma empresa de fabricação Alemã para examinar o desempenho estático e dinâmico deste sistema giratório.

Nada tradicional, porém muito curioso e diferente, pensando que a cada dia você pudesse mudar a vista que deseja observar.

Você moraria em uma casa assim?

Fonte: ArchDaily